Mundo
Depois do terror jihadista, o regresso a casa contado na primeira pessoa
“Esta é a nossa fé!”
Fugiu quando se tornou impossível ficar. Foi refugiado entre refugiados no Curdistão iraquiano e foi também o primeiro a regressar quando ainda se escutavam ao longe os combates contra os jihadistas na batalha pela libertação da cidade. O Padre Thabet...
ver [+]
O sonho da vida do Padre Piotr estava a 9.940 km de distância
Tudo por Deus
Nasceu na Polónia, na aldeia de Lubowo, perto de Gniezno. Desde pequeno queria ser padre. Na verdade, sonhava em ser missionário. Teve de esperar muitos anos até ao dia em que foi enviado para a Amazónia brasileira. Hoje, trabalha com as famílias que vivem ao longo do rio em plena selva.
ver [+]
Mortos em 1996, beatificados há um ano, a 8 de Dezembro de 2018
Os mártires da Argélia
Viviam num mosteiro e eram exemplo da convivência pacífica entre religiões. Viveram até ao fim na gratuidade do amor aos outros. Apesar disso, foram assassinados por radicais islâmicos no auge da guerra civil da Argélia. Beatificados há precisamente...
ver [+]
A história do livro que mudou a vida de uma rapariga cubana
O segredo de Diana
Cuba vive tempos difíceis. Com a economia estrangulada e um regime político fechado, há cada vez mais jovens que desejam emigrar, pois sentem que não conseguem realizar os seus sonhos na ilha de Fidel. Mas nem todos são assim. Diana tem 26 anos e, apesar de todas as dificuldades, sorri.
ver [+]
Síria: dois cristãos, um sacerdote e o pai, assassinados por jihadistas
Resistir ao medo
No nordeste da Síria, num ataque preciso, militantes jihadistas assassinaram um sacerdote e o seu pai. Ambos estavam envolvidos na reconstrução de casas e de igrejas na região para que o regresso dos cristãos às suas aldeias seja uma realidade. Foram...
ver [+]
Santos Tai Gatluk: um catequista refugiado em Bidibidi, no Uganda
Uma vida em fuga
“Conheço a guerra desde a barriga da minha mãe.” Tem 33 anos, mas parece muito mais velho. Parece mesmo não ter idade. Vive num campo de refugiados no Uganda, mas nasceu no Sudão do Sul. Pertence à chamada “geração perdida”. Nunca soube o que é viver em paz.
ver [+]
A missão da Irmã Treacy e do Padre Boniface em Rumbek, no Sudão do Sul
Arriscar tudo, todos os dias
Que têm em comum uma irmã irlandesa e um padre espiritano oriundo da Etiópia na Diocese de Rumbek, no Sudão do Sul? O país, na sua curta história, tem estado quase sempre em guerra e contabiliza já milhares de mortos e milhões de deslocados e refugiados.
ver [+]
Venezuela: no meio do caos, há sempre alguém que faz a diferença
Um ‘chef’ 5 estrelas
A Venezuela vive, muito provavelmente, a pior crise da sua história. Morre-se à fome neste país que já foi invejado pelas suas riquezas, pelo nível de vida das suas populações. Faltam bens de primeira necessidade, a inflação é galopante. O futuro incerto.
ver [+]
Histórias de esperança no bairro de lata de Dagoretti, no Quénia
Renascer em Nairobi
Numa pequena casa no meio de um gigantesco bairro de lata na capital do Quénia acontecem milagres quase todos os dias. Crianças órfãs, pessoas desesperadas, mães que não conseguem sequer alimentar os seus filhos, encontram abrigo nessa casa e descobrem motivo de esperança para as suas vidas.
ver [+]
Campanha da Fundação AIS distribui leite às crianças de Alepo na Síria
Uma gota de vida
Alepo é uma cidade com marcas profundas da guerra. Há bairros inteiros em ruínas, prédios que desabaram, buracos de balas nas paredes. Alepo é uma cidade cheia de cicatrizes. Há nove anos que começou a guerra. Desde há nove anos que o quotidiano dos Sírios está marcado pela violência.
ver [+]
Paquistão vive onda de sequestros e conversões forçadas de jovens cristãs
Crime sem castigo
Shafilla tinha 14 anos quando foi raptada por familiares muçulmanos. Não toleravam que ela fosse cristã. Quiseram castigá-la. Violada vezes sem conta, esteve em cativeiro durante meses e foi forçada a converter-se ao Islão. Shafilla só foi libertada...
ver [+]
A aventura de um frade italiano no meio da Amazónia brasileira
Capuchinho pronto-socorro
Todos o conhecem. O Frei Gino usa uma barba branca, rala, que lhe cobre o pescoço como um colar. Tem uma voz branda com um indisfarçável sotaque italiano. Gino Alberati é padre mas ali, nas margens do rio Içá, na paróquia de Santo António de Lisboa, é mais do que isso.
ver [+]
Anterior    14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29      Próximo
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É importante que se diga que Maria João Vaz Tomé foi discriminada por um suposto delito de opinião,...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Surgem por vezes iniciativas vindas de onde menos se esperaria. Os países nórdicos são talvez aqueles onde mais longe chegou o secularismo.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A carta intitulada O Papel da Literatura na Educação (Paulinas, 2024) da autoria do Papa Francisco constitui...
ver [+]

Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES