Lisboa |
Visita Pastoral a Barcarena
Barcarena viveu dias de encontro, fé e comunidade
<<
1/
>>
Imagem

Durante seis dias, de 25 a 30 de novembro, a Paróquia de São Pedro de Barcarena recebeu a Visita Pastoral do Patriarca D. Rui Valério e dos Bispo Auxiliares D. Rui Gouveia e D. Alexandre Palma, que aprofundaram laços com idosos, crianças, famílias e grupos paroquiais numa jornada de partilha e proximidade.

 

Idosos, crianças e Tercena

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e o Bispo Auxiliar D. Rui Gouveia deram início à Visita Pastoral à Paróquia de Barcarena com um almoço com idosos, no refeitório do centro de dia do Centro Social Paroquial de Barcarena (CSPB), em Tercena, na terça-feira, dia 25 de novembro.

Após a refeição, os dois bispos visitaram as instalações, acompanhados do pároco, Padre Raimundo Mangens, e do presidente da direção do CSPB, Diácono Carlos Borges. Seguiu-se a visita aos idosos. “Durante a Visita Pastoral, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério cantou uma canção alentejana em honra a ‘Nossa Senhora do Carmo’ com os nossos idosos do Centro de Dia de Tercena e mostrou o talento musical que possui! O Senhor Patriarca falou também da Oração do Terço pela paz e o fim da guerra”, assinalou o Centro Social Paroquial de Barcarena, na sua conta no Facebook.

 

 

A visita prosseguiu com as crianças da creche, bem como na Universidade Sénior em Queluz de Baixo. Neste local, o Patriarca não só respondeu a perguntas como cantou com os utentes desta valência.

“Hoje, o nosso Centro Social teve o privilégio de receber o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e o Bispo Auxiliar, D. Rui Gouveia. Durante a Visita Pastoral os religiosos estiveram no Centro de Infância de Tercena, Centro de Dia e na Universidade Sénior de Barcarena. Foram momentos inesquecíveis de muita alegria e reflexão que encheram o coração de todos!”, salientou a instituição.

Ao final da tarde, neste primeiro dia de visita pastoral a esta paróquia da Vigararia de Oeiras, D. Rui Gouveia presidiu à Missa, na igreja de Tercena, a que se seguiu um momento de diálogo da comunidade com o prelado.

À noite, D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa, teve um encontro com os catequistas, na Igreja Paroquial de Barcarena.

 

Freguesia, bombeiros e TVI

O segundo dia da Visita Pastoral à Paróquia de Barcarena, na manhã de quarta-feira, 26 de novembro, teve início com uma reunião com a junta de freguesia. A autarquia destacou o momento, nas suas redes sociais: “A Junta de Freguesia de Barcarena teve a honra de receber esta manhã a visita do Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Rui Gouveia. Ao longo da visita, realizada na companhia da Presidente da Junta de Freguesia de Barcarena, Dra. Bárbara Silva, o Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa ficou a conhecer a nossa Freguesia”.

A manhã teve ainda encontros com as associações sociais, culturais e desportivas, bem como uma visita ao quartel dos Bombeiros de Barcarena, que foi acompanhada pela autarca.

Da parte da tarde, teve lugar a visita e encontro com a comunidade das Irmãs Canossianas, bem como com as crianças do colégio desta congregação e as Leigas Canossianas. Ao final da tarde, na igreja de Queluz de Baixo, D. Rui Gouveia presidiu à Eucaristia, a que se seguiu um encontro com as comunidades de Queluz de Baixo e de Valejas.

O jantar foi partilhado com as comunidades do Caminho Neocatecumenal e teve lugar na igreja de Barcarena, onde decorreu depois a celebração da Palavra.

Também neste dia, inserido no programa da visita pastoral, o Patriarca de Lisboa visitou os estúdios da TVI, situados em Barcarena, alertando para o perigo do discurso de ódio. D. Rui Valério considerou que este discurso tem um efeito de contágio muito alarmante.

 

Leceia e grupos paroquiais

Na quinta-feira, dia 27 de novembro, no Bairro da Politeira, teve lugar a visita aos idosos e acamados, bem como à creche deste polo do Centro Social Paroquial de Barcarena. “No seguimento da Visita Pastoral, o Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Rui Gouveia, esteve no nosso Centro de Infância e no Centro de Convívio em Leceia. D. Rui Gouveia conversou com os colaboradores e utentes, além de se alegrar com as crianças!”, revelou a instituição.

À tarde, decorreu a visita ao Lar Belchior e à comunidade de Leceia, na Igreja Senhora da Piedade, onde teve lugar um momento de diálogo com o bispo. Ainda antes do jantar, D. Rui Gouveia encontrou-se com os ‘escutas’ do Agrupamento de Escuteiros 1278 Barcarena, na sede do agrupamento.

A noite na Igreja Paroquial de Barcarena foi dedicada aos grupos paroquiais, em particular: Liturgia, Acólitos, MEC, Zeladores, Coros e Legião de Maria.

 

Ensino

Na sexta-feira, 28 de novembro, o dia de visita pastoral iniciou-se após o almoço, com a presença de D. Rui Gouveia no Lar CorpusCare, uma residência geriátrica, centro de reabilitação e fisioterapia situada em Barcarena.

Nesta tarde, teve ainda lugar a visita do Bispo Auxiliar de Lisboa à Universidade Atlântica, que incluiu o encontro com diversas instituições de ensino, nomeadamente as escolas básicas locais e a Oeiras International School. A tarde terminou no Centro de Acolhimento de Tercena.

Depois do jantar, D. Rui Gouveia teve um encontro, na igreja paroquial, com os membros das diversas pastorais, em particular familiar, vocacional e migrações.

 

Crianças, adolescentes e jovens

No sábado, 29 de novembro, D. Rui Gouveia retomou a visita pastoral com a presença nos vários núcleos da Catequese (Barcarena, Tercena e Queluz de Baixo), onde se encontrou com todas as crianças, adolescentes e jovens da catequese paroquial.

Ao final da tarde, o Bispo Auxiliar de Lisboa foi crismar a outra paróquia, regressando depois a Barcarena para o jantar e encontro com a juventude, no Centro Jovem de Queluz de Baixo.

 

Despedida

O último dia de Visita Pastoral a Barcarena, na manhã do passado Domingo, dia 30 de novembro, contou com a presença do Patriarca de Lisboa, que começou por reunir com o Conselho Paroquial e Económico, na igreja paroquial.

D. Rui Valério presidiu depois à Missa de encerramento, entregando, durante a celebração, o ícone com a Imagem de Nossa Senhora da Rocha, padroeira jubilar da Vigararia de Oeiras, à Paróquia de Queijas, que está a receber a visita pastoral nesta semana.

O derradeiro momento da Visita Pastoral a Barcarena foi o almoço comunitário partilhado na creche do Centro Social Paroquial de Barcarena, em Tercena.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Paróquia de Barcarena
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]

Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES